sexta-feira, 29 de agosto de 2014
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Olimpíada da Língua Portuguesa
Texto escolhido - Categoria Artigo de opinião
Aluno: Larissa Almeida dos Santos - 3º série B - Ensino Médio
Professor : Willians
Onde canta o sabiá
O lugar onde moro já não canta o sabiá, não há mais palmeiras ou tribos residindo por lá. Não observo o mar, nem sinto a calmaria que a brisa traz, apenas o vento gelado, a chuva e o caos. O ar puro que tanta vegetação me proporcionava já está em seu fim, beirando seu nada. Em meu pulmão fragmentos de monóxido de carbono e a conturbação que a cidade me traz, me leva o resto de sono.
Vivo encarcerada, refém do tudo e do nada, pago por erros que não cometi, reflexo da impunidade em que vivo aqui.
Pudesse eu, ser uma vez Pero Vaz de Caminha e narrar à meu "rei" como caminha a sociedade em que resido, mostrar-lhe como seria bem mais seguro e bonito estar em plena tranquilidade, desfrutando-se de verdade daquilo que se tem de bom, daquilo que é dom concedido pelo maior dos brasileiros. Quisera eu, ser rainha e ter uma nação só minha para fazer jus a sua beleza, não permitindo que sua pobreza sobressaia-se em meu reinar. Sei que tudo soou em tom de melodia e pudesse minha pátria um dia emitir-se de forma leve, não ser algo tão breve e honrar seu constelar.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Olimpíada de Língua Portuguesa
Gênero: Poesia – 6º ano
Aluna: Fernanda Prates
Professora: Alzira
Tema: O lugar onde vivo.
Título: A minha cidade
A cidade onde vivo,
é chamada Diadema
E há certo tempo
era considerada pequena.
No mapa,
a pequena Diadema
era quase inexistente,
nem olhavam para ela.
Um dia se revelou
mostrou que era capaz
E com um bom governo
ia adiante, sem olhar atrás.
Essa cidade cresceu,
evoluiu demais
Mostrou seu potencial
e a que veio afinal.
Hoje essa minha cidade,
está muito diferente,
Quem antes se apavorava,
viu que se enganava.
Essa minha Diadema
hoje grande se revela
E até nome de joia leva
Diadema!!
Olimpíada de Língua Portuguesa
Segue a redação que representará crônica.
O nome da aluna é Natália Prates ( 9 ano A)
Professora: Cíntia
VIDAS INTERROMPIDAS
Passava um pouco das dez horas da noite daquela segunda-feira, na Viela Nossa Senhora de Lourdes, no chão, estavam eu, minha mãe e meu irmão, os três já mortos e com marcas de tiros espalhadas pelo corpo. Foram 14 tiros sem explicação, sem fundamento algum.
Já havia algum tempo que o PM desconfiava que eu andava armado, pois sempre estava com a mão presa na calça. Chegou até a me revistar e mandar que eu deitasse no chão, no entanto, meu irmão chegou ao meu auxílio, ameaçando denunciá-lo por abuso de autoridade.
Naquela noite, no Jardim Portinari tudo parecia normal. Até a hora em que os policiais apareceram. Eles chegaram por volta das 22h, me algemaram e me levaram até o carro quando meu irmão apareceu e ao tentar impedi-los, foi inexplicavelmente morto a tiros, morreu na hora. Assim como eu, que em seguida também recebi um tiro fatal. Nossa querida mãe, desesperada, ajoelhou-se e começou a gritar e sem piedade alguma também levou quatro tiros, caindo morta entre nós.
Ficamos caídos no chão rodeados de pessoas que assistiram tudo, mas que não podiam fazer nada, pois eram ameaçadas a cada passo dado em direção aos PMs. E foi nesse dia, 04 de julho de 2005, que todos os nossos sonhos foram interrompidos e nosso legado em vida se acabou.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Reunião de Pais e Mestres - 2º Bimestre
Srs. Pais
A Direção da E.E. Prof. João Carlos Gomes Cardim CONVOCA os Srs. Pais para a reunião bimestral que ocorrerá dia 12/08/2014 (terça-feira) conforme horários abaixo:
MANHÃ : das 10h às 12h20min
Tarde: das 15h30min às 18h20min
Noite: a partir das 19h30min
Sua presença é fundamental !
Srs. Pais
A Direção da E.E. Prof. João Carlos Gomes Cardim CONVOCA os Srs. Pais para a reunião bimestral que ocorrerá dia 12/08/2014 (terça-feira) conforme horários abaixo:
MANHÃ : das 10h às 12h20min
Tarde: das 15h30min às 18h20min
Noite: a partir das 19h30min
Sua presença é fundamental !
Assinar:
Postagens (Atom)